
Consultório de Psicologia
Walquiria M. P. Pazeli

O Eu e o Outro
Quando se fala em relacionamento, não é de se estranhar se alguém logo em seguida dizer que “lidar com o ser humano não é fácil”, mas muitas vezes não nos atentamos para a simples questão que nos parece tão óbvia: a existência do outro.
Como o próprio nome diz o outro não sou eu, por este e milhares de outros motivos esse outro nem sempre corresponderá com as minhas expectativas, não terá as mesmas atitudes, os mesmos gostos, e os mesmos pensamentos que eu. Por que será que é tão difícil compreender e aceitar o outro como ele realmente é? Por que será que sempre queremos que o outro seja como nós?
É... Infelizmente isso é mais comum do que possamos imaginar, o quanto nos relacionamos com o outro esperando que este seja como nós, projetamos no outro aquilo que gostaríamos que fosse. Assim acabamos enganando a nós mesmos e por mais que procuremos nunca nos encontraremos no outro, pois somos únicos com nossos defeitos e qualidades, mas não existe nenhum outro ser humano igual a mim. Será que sabemos identificar quando isso acontece conosco? O autoconhecimento é uma ferramenta importantíssima para que possamos entender quando isso está acontecendo comigo.
Walquiria Pazeli